Como prometi aqui está o passo a passo das origamis ningyôs:
01.Aqui estão as medidas dos papeis. Marquei no papel branco, mas recortei o colorido
02.Com a peça F dobrar quase no meio,deixar um detalhe colorido (menos de 2 mm)
03.Colar a peça H no meio da F.
04.Dobrar o lado esquerdo.
05.E depois o lado direito (o detalhe colorido vai formar um Y).
06.Não de deve inverter a ordem dessas dobras. Os japoneses associam isso a morte ou a fantasmas.
07.Dobrar a peça E, +ou- 1/3 da tira.
08.Colar a peça E na peça A a parte + fina fica do lado estampado
09.Colar a primeira peça na peça A, alinhar o pequeno detalhe colorido com a faixa da peça E
10.Dobrar as abas para o centro. Aqui o detalhe colorido forma uma letra V.
11.Dobrar as laterais. Deixar uma pequena distância da faixa colorida, essa distância deve ser igual dos dois lados.
12.Colar a peça D na boneca. Esta peça deve ficar um pouco acima do detalhe citado no passo 10
13.As peças B e C serão as mangas.
14.Dobrar no meio, colar e arredondar uma ponta
15.Colar as mangas alinhando com as dobras indicadas.
16.Se a distância do passo 11 ficar muito diferente, a bonequinha vai ficar com os ombros tortos ou caidos.
17.A manga pode ser dobrada livremente.
18.O círculo tem 1,6cm de diametro.Para o cabelo uso um retângulo de 3.8cm de largura(3cm p/ cabelo e 1.5cm p/o coque)
19.Dobrar o retângulo ao meio e recortar um pequeno retângulo (0,5 de espessura e uns 2cm de altura)
20.Abrir. A peça do coque deve ser dobrada em três.
21.Colar o círculo no crepom e dobrar as laterais.
22.Arredondar a parte de cima.
23.Arredondar a peça do coque e colar uma tirinha colorida.
24.Colar o coque na cabecinha e desenhar a carinha.
25.Colar a cabecinha no quimono. As bonequinhas ficam com 10 a 11 cm de altura.Aqui tem umas pequenas dicas e curiosidades:
- Ao se dobrar o quimono a parte esquerda (de quem veste) deve estar por cima. Se estiver invertida ele associam a coisas como morte e fantasmas. Há gravuras antigas de lendas, nelas fantasmas e mortos-vivos vestem o quimono com a parte direita por cima e nas escolas existe uma lenda urbana da mulher do espelho, o que logicamente inverte o quimono.
- O quimono com mangas compridas são chamadas de furisodes e somente mulheres solteiras podem vesti-los. Na internet há muitas bonequinhas com mangas longas sendo usadas como lembracinha de maternidade, para os japoneses dá impressão que é mãe solteira.
- O crepom que utilizo é o utilizado em decoração de festas e não o escolar. Este crepom tem um lado brilhante e mancha menos. A marca que eu utilizo é RST Papéis - Realce crepecryl. Mas existe outras marcas.
- Apesar desse crepom manchar menos, descobri que quando uso muita cola ele fica manchado com o tempo, depois de dois anos apareceu manchas vermelhas em minhas bonecas(elas estavam em uma pasta catalogo,e não estava expostas a luz).
- Como sou fã de anime e mangá, faço as carinhas das bonequinhas baseada nesse estilo.





























