segunda-feira, 19 de julho de 2010

Passo a Passo da Origami Ningyô

Olá!
Como prometi aqui está o passo a passo das origamis ningyôs:
01.Aqui estão as medidas dos papeis. Marquei no papel branco, mas recortei o colorido
02.Com a peça F dobrar quase no meio,deixar um detalhe colorido (menos de 2 mm)
03.Colar a peça H no meio da F.
04.Dobrar o lado esquerdo.
05.E depois o lado direito (o detalhe colorido vai formar um Y).
06.Não de deve inverter a ordem dessas dobras. Os japoneses associam isso a morte ou a fantasmas.
07.Dobrar a peça E, +ou- 1/3 da tira.
08.Colar a peça E na peça A a parte + fina fica do lado estampado
09.Colar a primeira peça na peça A, alinhar o pequeno detalhe colorido com a faixa da peça E
10.Dobrar as abas para o centro. Aqui o detalhe colorido forma uma letra V.
11.Dobrar as laterais. Deixar uma pequena distância da faixa colorida, essa distância deve ser igual dos dois lados.

12.Colar a peça D na boneca. Esta peça deve ficar um pouco acima do detalhe citado no passo 10
13.As peças B e C serão as mangas.
14.Dobrar no meio, colar e arredondar uma ponta
15.Colar as mangas alinhando com as dobras indicadas.
16.Se a distância do passo 11 ficar muito diferente, a bonequinha vai ficar com os ombros tortos ou caidos.
17.A manga pode ser dobrada livremente.
18.O círculo tem 1,6cm de diametro.Para o cabelo uso um retângulo de 3.8cm de largura(3cm p/ cabelo e 1.5cm p/o coque)
19.Dobrar o retângulo ao meio e recortar um pequeno retângulo (0,5 de espessura e uns 2cm de altura)
20.Abrir. A peça do coque deve ser dobrada em três.
21.Colar o círculo no crepom e dobrar as laterais.
22.Arredondar a parte de cima.
23.Arredondar a peça do coque e colar uma tirinha colorida.
24.Colar o coque na cabecinha e desenhar a carinha.25.Colar a cabecinha no quimono. As bonequinhas ficam com 10 a 11 cm de altura.
Aqui tem umas pequenas dicas e curiosidades:
- Ao se dobrar o quimono a parte esquerda (de quem veste) deve estar por cima. Se estiver invertida ele associam a coisas como morte e fantasmas. Há gravuras antigas de lendas, nelas fantasmas e mortos-vivos vestem o quimono com a parte direita por cima e nas escolas existe uma lenda urbana da mulher do espelho, o que logicamente inverte o quimono.
- O quimono com mangas compridas são chamadas de furisodes e somente mulheres solteiras podem vesti-los. Na internet há muitas bonequinhas com mangas longas sendo usadas como lembracinha de maternidade, para os japoneses dá impressão que é mãe solteira.
- O crepom que utilizo é o utilizado em decoração de festas e não o escolar. Este crepom tem um lado brilhante e mancha menos. A marca que eu utilizo é RST Papéis - Realce crepecryl. Mas existe outras marcas.
- Apesar desse crepom manchar menos, descobri que quando uso muita cola ele fica manchado com o tempo, depois de dois anos apareceu manchas vermelhas em minhas bonecas(elas estavam em uma pasta catalogo,e não estava expostas a luz).
- Como sou fã de anime e mangá, faço as carinhas das bonequinhas baseada nesse estilo.

Festival do Japão

Olá!
Ontem foi o último dia do Festival do Japão. Foi muito legal !!!
Este festival tem como diferencial a presença das associações das 47 provincias do Japão. Pena que só acontece uma vez por ano, não dá para experimentar tudo
( tive de abrir mão do Okonomiyaki de Wakayama para comer o Kuri Okowa de Ibaraki).
Aqui deixo algumas fotos do Festival:

Expo Ikebana


Espaço Hortifruti


Exposição Cosplayers.net


Oshibana

Shodô


Apresentação de taiko


Miss Nikkey



Harajuku Lovers


Cantora Tsubasa


Finalistas do WCS (World Cosplay Summit)


WCS 3º lugar (Gabriela e Nathalia)


WCS 2º lugar (Geraldo e Renan)


WCS 1º lugar (Gabriel e Gabriele)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lembracinha de maternidade

Olá!

Nossa será que o inverno agora chegou mesmo ? Tá um frio ......
O legal que esse tempo ajuda a deixar as sakuras mais bonitas.

Pé de sakura no Bunkyô da Liberdade.



Hoje tenho que dar os parabéns para as mamães e papais de Fernanda, Jennifer, Luciano e Patrick. Seus filhos são lindos !!!!!
A mamãe da Fernanda viu os bebês de origami e pediu (eu escrevi pediu, viu?) que eu fizesse as lembrancinhas para ela. E quando fui conhecer a princesinha dela, lá na maternidade, acabei pegando mais 3 encomendas.
A única parte chata, é que nesse tipo de serviço o prazo é muuuuuuuuuuuiiito curto (fala sério, menos de 15 horas para 50 marcadores não dá !!!!).

Lembrancinhas para maternidade.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

++ Origamis Ningyôs

Olá!

Agradeço muito os elogios que recebo sobre meus trabalhos!

Recebo muito pedido de diagramas das bonequinhas, tenho um passo a passo no meu álbum do Orkut (vou tentar passar para o blog também), e uma série de links e livros sobre o assunto.

Para mim é difícil diagramar cada bonequinha, eu simplesmente sento e dobro. Uma coisa que não gosto muito é a produção em série, por isso quando faço muitas é difícil elas ficarem iguais uma das outras, mudo a forma da manga, faço uma dobra extra em um canto.....
Tenho muitas foto e imagens que me ajudam como referência, mas o principal é saber o básico, soltar a imaginação e manter um equilibrio e harmonia no conjuto. É meio complicado, eu sei, mas é assim que faço minhas bonequinhas, no máximo faço anotações de medidas do papel ou uma combinação de cor diferente.

Acho que hoje só compliquei, mas quando o assunto é criação eu me perco toda .... é difícil explicar o processo criativo para outras pessoas.

Aqui tem uns links de tutoriais das boneqinhas:
http://www13.plala.or.jp/inisie/try/siori_how.htm
http://thymeonmyhands.blogspot.com/2008/01/memoirs-of-geisha_25.html
http://gozupekcadilar.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
http://plaza.rakuten.co.jp/yuaikoubou/18003

E aqui tem mais fotos de meus trabalhos:

Estes marcadores vão para o Festival do Japão.


E aqui várias versões de bonequinhas ruivas.

Ah! E para o Festival fiz algumas bonequinhas grandes para divulgação, que for até lá vai poder vê-las (elas vão estar no estande n. 77 da Thais Kato).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Anime Friends 2010

Olá!

Neste domingo, dia 11, fui no Anime Friends 2010.
O Anime Friends é um evento que reune fãs de anime,manga, jogos e cultura oriental . Esta é a 8ª edição e uma marca registrada do evento é a presença de artistas japoneses, cantores originais de músicas temas de anime e séries live action. Uma outra atração é a presença dos Cosplayers cada vez mais numerosos e com cosplay de qualidade e acabamento profissional (hoje tem costureiras especializadas nesses tipos de serviço).
E dentro do Anime Friends, se realizava outros eventos como:

São Paulo Comic Fair - Evento que reune cartunistas, fanzineiros, roteiristas, apreciadores e curiosos da Histórias em Quadrinhos. Há estandes de editoras e lojas especializadas, fazendo lançamentos e promoções (aqui ficou uma boa parte do meu salário ...).

SP Games Show - reune empresas do segmento de games e tecnologias, aprsentando ao público futuros lançamentos (os gráficos em 3D estão cada vez mais realistas, mas eu ainda não me acostumei com esses movimentos da tela e isso me dá dor de cabeça .....).

Asia Fest - evento com artesanatos, comidas típicas, jogos interativos, workshops, shows de música, danças e produtos tradicionais de países como Japão, China, Coréia e Índia.

Fui com minhas primas e meu irmão, foi divertido e instrutivo. O espaço é grande, foi no Mart Center, mas é longe e o ônibus do evento custava R$3,00 (acho isso um abuso, afinal o ônibus comum sai R$ 2,70 com desconto se for integração com o metrô).

Minhas primas vestidas de Mulan


Cosplayers


+ Cosplayers

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mega Artesanal 2010

Olá!
Neste sábado eu fui na Mega Artesanal 2010.Foi muito legal !!!
Passear por esses lugares dá para pegar muitas idéias e dicas. Gosto de ver as novidades de fitas, papéis de scrapbook, furadores, tecidos, EVA ... a lista é enorme, só lamento que empresas de papéis (como VSP, Suzano, Filipaper) não participem deste evento.


Gosto muito de tirar fotos e consegui tirar fotos com o Vlady e Peter Paiva.


Participei de uma oficina de Natal da Najar. O Garfield foi minha prima que fez no estande da Minuano.


Exposição de Origami do Grupo GEO.


Aqui tem algumas das fotos que tirei no evento.