sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vaso Tsuru - Fotograma

Olá!

Hoje vou colocar o passo a passo do vaso tsuru.


É um origami que uma amiga me mandou lá do Japão pedindo pra eu descobrir como ele é feito e ensina-la.

Aqui está o passo a passo deste origami:

1. Dobrar as diagonais.

2. Dobrar em cone. Nos dois sentidos. Dobrar a forma básica do peixe.

3. Dobrar ao meio.

4. Abrir o pequeno triangulo que está no meio e achata-lo.

5. Dobrar em cone a ponta inferior

6. Desdobrar e dobrar a ponta "a" até a ponta "b"

7. Fica assim.

8. Dobrar a ponta até o meio...

9. Dos dois lados

10. "Embutir" as dobras do passo 8 e 9 e abrir as laterais.

11. Dobrar nos ponto indicados. Dos dois lados. Abrir as laterais.

12. Como no tsuru comum, dobras as laterais no meio.

13. O losango do passo 7 deve ....

14. Ser por cima destas dobras.

15. Fazer o mesmo do outro lado. Abri a lateral.

16. Dobrar uma das pontas ao meio.

17. Repetir a dobro no outro lado. E abrir a lateral novamente.

18. Dobrar o bico e puxar as asas ...


... e pronto !!!!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Orisampa no Hospital Albert Einstein

Olá!

Ainda bem que aqui no blog eu digito, pois desde de 2ª feira estou afônica (snif, snif, snif ...).
Hoje a convite da Liliane, fui junto com o pessoal do Orisampa na Unidade Hospitalar Residencial Israelita Albert Einstein (ficamas na parte do ambulatório) para expor, doar e ensinar origamis. Esta ação faz parte das comemorações dos Dias Mundias do Origami.
Diferente do Ibirapuera, no hospital tinha mais adultos e muitos ficam com receio de não conseguir dobrar. Mas alguns pacientes tiveram coragem para aprender. A Sônia foi a que mais ficou ocupada, ela ensinou até o módulo do Vênus para uma senhora (eu só ensinei um copinho e um tsuru para um senhor ......).
Muitos pacientes ficaram curiosos (acho que até as enfermeiras) e foram ver os origamis expostos. E é muito gratificante ver a alegria das pessoas quando falavamos que elas podiam levar um e até era engraçado ver como elas ficavam em dúvida de qual levar.

Mesa com os origamis expostos na entrada.

Hora da dúvida, qual levar ??????

Sônia ensinando o Vênus !!! Pra mim é um dos mais complicados para se ensinar ....

Liliane ensinando o tsuru

Cof, cof, cof .... é hora de eu ir tomar meu xaropinho e meu chazinho ...
bye bye.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais cartões para os Desafios!!!!!

Olá!

Hoje vou postar fotos de 2 cartões.
É para o desafio do blog só Desafios da Regina e para o desafio do blog Addicted to Cards Challenges.

Neste usei a Pucca de origami que eu criei .....

E neste usei 2 anjinhos e a imagem de Maria com Cristo em origami (ainda em teste !!!!)


Dias Mundiais do Origami no Ibirapuera

Olá!

Ontem fui no Ibirapuera!
O pessoal do Orisampa organizou um encontro lá, com intuito de divulgar o origami e os Dias Mundias do Origami.
Ficamos lá dobrando e conversando com as pessoas. As crianças foram as que mais queriam aprender, mas teve muito adulto que dobrou um tsuru também !!!!!

As pessoas se aproximavam por curiosidade...

e muitas dobraram com a gente !!!

A minha bonecona foi lá também! Ela é quase do tamanho da Tiemi, né?

O Alex levou algumas aves para "doação" (eu fiquei com uma corujinha)...

.... e este maravilhoso crocodilo (eu também queria este !!!!!! mas o Alex só levou para mostrar....).

domingo, 7 de novembro de 2010

Aparecida do Norte 2010

Olá!

Ontem fui para Aparecida do Norte. Meus vizinhos fazem romaria todos os anos para lá (esta foi a 34ª romaria deles !!!!).
Eu adoro apreciar a arquitetura da cidade. A igreja velha é muito bonita, pena que na parte interna estava em reforma (mas, isso significa que no ano que vem a igreja vai estar mais bonita ainda!).

Igreja Velha

Parte interna em reforma

Basílica Nova e a passarela

Capela da Ressureição

Capela do Batismo

Réplica em vidro da Basílica Nova

Presépio Permanente

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Evento no Ibirapuera

Olá!

Neste domingo (dia 7 de novembro, a partir das 10h da manhã) o pessoal do Orisampa vai se reunir no Ibirapuera, perto do MAM, para comemorar a Semana do Origami. Estão todos convidados !!!!!
Vamos dobrar origamis, distribuir origamis e expor origamis (acho que doa-los também ......).


Estes tsurus vão voar lá no Ibirapuera.Peguei a idéia do OrigamiUSA e personalizei mais de 500 tsurus. Desenhei a base das dobras (olha a utilidade das aulas de Desenho Geométrico) e a partir dele é só criar, consegui até 2 servicinhos por causa disso ....

E gente, eu ganhei o concurso do blog Addicted to Cards Challenges na categoria de cartão inovador !!!!! E foi com este cartão:


Usei imagens do Miyako Odori para cria-lo. Miyako Odori é a apresentação anual das melhores maikos de Kyoto, (maikos são as aprendizes das geisha).

E como sempre aqui vai mais fotos.No sábado (dia 30) fui no 22º Orkontro de Origamistas de SP no Centro Cultural São Paulo.

Não sei se foi por causa da chuva ou se foi o feriado prolongado mas foi pouca gente ( 8 pessoas ).
O José trouxe o diagrama do Raging Bull do Jacky Chan (complicado!!!!!), no meio das dobras começou a chover forte e encostamos as mesas nos vidros do CCSP, e o reflexo deu um efeito legal nas fotos !!!!

O Hideo ensinou a caixa coração e fez o Emerson quebrar a cabeça com o Stargate do David Mitchell (como não deu para terminar, não tenho foto dele), o Emerson ensinou as variações do Electra que ele cria e eu ensinei um vaso tsuru (uma amiga me mandou um e desmontei ele, para aprender as dobras).

O José e o Hideo decifrando o diagrama.

O reflexo dos vidros deu um efeito interessante.

Os touros finalizados.

Electras com variações criadas por Emerson.

Os vasinhos tsurus