quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bonequinhas do EIOSP

Olá!

No dia 16 de maio, eu falei sobre o Encontro Internacional de Origami de SP, no SESC Pinheiros.
Respondendo a algumas perguntas:
- as oficinas serão gratuitas, com 20 a 50 vagas, depende da sala ( a minha vai ser 20 vagas).
- não tem inscrição, o interessado deve retirar uma senha que será distribuida 1h antes das oficinas.
- em relação ao material, o SESC vai fornecer os papéis, mas não tenho certeza em relação à tesoura e cola, por isso seria bom levar esses itens.
- o rostinho das bonequinhas já vão estar desenhadas. Quem não desenha, não vai ter com que se preocupar, ok?

Esta vai ser a bonequinha que vou ensinar.

E aqui as carinhas para a oficina.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Caixa Retangular CP

Olá!

Estou colocando o CP da caixinha retangular.


O diagrama desta caixinha está no livro da Florence Temko, Origami Boxes.

E só para avisar: eu não tenho este livro.
Eu aprendi a dobrar esta caixinha desmontando a que ganhei do Grupo de Origami Manaus, no encontro de BH, eles deram estas caixinha com bombom de presente pro pessoal que foi no evento. Aliás, foi perguntando ao Daniel Thomás, membro do Origami Manaus, que descobri a autora da peça (ou pelo menos a autora do livro), valeu Daniel!!!!!

Agora vou explicar algumas coisas:

- na caixa o principal são a altura de 5 faixas e as dobras nas colunas C e D.
- no CP a proporção é de 5 por 4. Esta medida pode ser alterada, mexendo no tamanho de A (no caso ele está medindo 2 quadrados) e deixar a caixa mais comprida ou mais curta. Mas no caso de encurta-la a medida A deve ser sempre um pouco maior que B, caso contrário não haverá espaço suficiente para as dobras da faixa E.

- definir o tamanho do papel e fazer todas as dobras indicadas no CP.
- depois dobrar os vincos indicados por 1 o vinco 2 vai ficar dobrado em 90º.
- dobre as abas como na foto.
- dobrar o vinco 3 para dentro da caixa ( na foto é indicado pela seta)
- dobre os outro vincos e pronto.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

29º Orkontro de Origamistas de SP

Olá!

No sábado fui no 29º Orkontro no CCSP. Tava um frio !!!!!!
Levei o CP do Diamond do Satoshi Kamiya para dobrar lá (tudo bem que o Tico falou que ficou com cara de Paper Craft ...).
O José levou um diagrama do Scratch da era do gelo. Eu desisti logo no começo (o papel começou a rasgar).

O Tico levou um papel especial (tissue foil) e começou a dobrar o Scratch...

... aqui começou a complicar ...

... e o José e o Tadashi tiveram que ajudar também.

Depois de muito trabalho, eis o resultado!

Estas caixas são criação do Tadashi (o da dir. tem um video ensinando).

Esta é a crown box, criação do Tadashi também (video ensinando).

Escorpiões, criação do Tadashi.

Pavão, dobrado por Tico

Fênix, dobrado por Tadashi

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Diamond Paper

Olá!

Ontem fui na Diamond Paper. Já faz um tempo que eu estava querendo conhecer a empresa, mas só ficava enrolando.
Como fui entregar uma encomenda lá perto, resolvi ir.

Já conhecia alguns papéis, mas lá tinha muito mais coisa. O mostruário deles é enorme!!!!
E como se não bastasse o Fernando faz teste que ficam lindos!

Tem uns listrados com dourado que eu amei. Alias acho que de tanto eu encher o saco dele, ele acabou vendendo essas folhas teste pra mim.

Dobrei uma caixa-camisa e uma caixa masu com esses papéis. O dourado com os tons escuros (preto e azul marinho) deixou as peças bem masculinas e elegantes.

Outro dia mostrei um diamond dobrado com o Fashion Gel prateado, desta vez comprei um Fashion Gel Rosa e dobrei uma caixa para meus papéis de origami. É um papel duro para dobrar, mas a caixa fica bem resistente e firme, além de ficar um charme!!!

E aqui tem outras caixinhas. A caixa octogonal é a minha favorita. Nela usei papéis com bolinha e com listras. Ficou bem fofinho, né?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Onkontro no sábado!!!

Olá!

No sábado (dia 28) vamos ter o 29º Orkontro de Origamistas de SP,às 10h da manhã no Centro Cultural São Paulo.
É um encontro realizado quase sempre no último sábado do mês e com o pessoal da comunidade de origami do Orkut (por isso Orkontro).
Nos Orkontros a única coisa certa é o dia (escolhido e votado pelo Orkut) e o local (no CCSP). O resto é decidido lá na hora ou combinado por e-mail ou no Orkut mesmo. Neste orkontro por exemplo, vou levar o diamante do Satoshi Kamiya para ensinar a Solange (ou pelo menos tentar,né ....).

Quem pode ir? Qualquer pessoa que goste de origami. Não precisa ser um expert em origami para participar (se fosse assim, eu não ia poder ir ....). E apesar do nome ser orkontro, não precisa ser da comunidade do Orkut. É só aparecer lá.

Precisa pagar? Não, não precisa pagar nada. O CCSP é público e não cobra nada, então não tem porque pagar algo.

Se é no sábado, por que tem que ser tão cedo? Como disse antes o CCSP é público e o espaço que usamos é uma área livre que abre as 10h. Por isso tem que ser as 10h para podermos garantir nosso espaço (dependendo da época do ano, o local é bem disputado).

Aonde fica esse espaço? Já teve gente que foi até o CCSP e não nos achou. Esse espaço fica bem no fundo do CCSP. Basta localizar o prédio da biblioteca, entrar e seguir reto até o fim, vai ter uma parede de vidro com portas que dão acesso a um espaço aberto com mesas e cadeiras. As vezes tem exposições que escondem as portas de acesso, mas é só procurar, pois pelo menos uma vai estar aberta.

O que levar? Bem, no mínimo tem que levar papel. Um kit com cola, tesoura, regua, é util também. Se quiser pode levar livros, diagramas e origamis prontos.

Até que horas vai? Hum.... vai depender do ânimo do povo. Às vezes ficamos até meio dia ou até 16h. Eu ouvi que uma vez o pessoal foi convidado a se retirar, porque já era hora de fechar o CCSP!!!!
Ah! Como não fazemos pausa, é bom levar um lanchinho ou algo para comer e beber lá.

Estes são os diamantes do Satoshi Kamiya.

e este diamond foi dobrado com Diamond Paper (meu aluninho deu a idéia, usei o papel Fashion Gel, ficou bonito, mas como só tem de alta gramatura , deu muito trabalho....).

domingo, 22 de maio de 2011

6º Festival da Cultura Coreano

Olá!

Ontem fui no 6º Festival da Cultura Coreano, no Bom Retiro.
Tinha exposições fotográficas, de cerâmica, de pintura e caligrafia hangul , apresentações musicais e uma feira com comidas tipicas. Não conheço muito a arte coreana, mas admiro as roupas tradicionais (o hanbok) e a forma como eles combinam muitas cores tanto nas roupas como no artesanato.

Artesanatos com aplicações da caligrafia coreana, o hangul

Exposição de origami

Diana ensinando origamis para as crianças. Eu ajudei um pouquinho, também.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vem aí o Encontro Internacional de Origami em SP

Olá!

Hoje vou falar sobre o Encontro Internacional de Origami em SP.
Na verdade um projeto assim já era discutido há um bom tempo.
E desde do começo do ano (ou melhor, desde do ano passado...) a cordenadora do Orisampa, Vânia, vem planejando e convocando o povo para fazer projetos de oficina e de dobrar muitos origamis para a ambientação do espaço.

E agora é oficial nos dias 23 de junho a 03 de julho será realizado o Encontro Internacional de Origami de SP no SESC Pinheiro.

O evento terá oficinas gratuitas abertas ao público.

Convidados Internacionais: Aldo Marcel da Nicarágua e Nicolás Gajardo do Chile

Convidados de outros estados:Eva Duarte de Olinda (PE) e Isa Klein de Timóteo (MG)

Mais as oficinas do pessoal de SP: Miyoko Takahashi (origami p/ iniciantes), Veronica Jamkojian(Oribana), Leonardo Vinícius (Corvo e Coração Apaixonado), Alex Satsukawa (Crease Pattern,CP) e Sayuri (Boneca Japonesa).

Ainda haverá palestras, ambientação feita com origamis e atividades extras. Para mais informações e novidades acompanhe o perfil do Encontro no Facebook (aliás quem montou o perfil foi o Tico e ficou muito bonito).