Olá!
Ontem fiquei no meio de uma discussão sobre geishas.
Elas são prostitutas ou não? Como faço origamis ningyôs, já ouvi muito essa pergunta. E na minha opinião é não.
E eu conheço alguma geisha ? A resposta também é não.
Mas já li muitos livros e romances sobre o assunto. E sinceramente falando a visão negativa dada às geishas vem de romances escritos (na graaaaande maioria) lá na terrinha daquele artista grandão que falou que aqui pode explodir tudo e que nós agradecemos, bom tá certo que ele não é americano, mas serve de exemplo, afinal lá fora teve muita gente que acreditou no grandão.
O livro Minha Vida Como Gueixa de Mineko Iwasaki e Rande Brown é um livro legal para quem quer conhecer esse mundo fechado das gueishas, um livro que foi escrito para desmentir o livro de Arthur Golden, Memórias de uma Gueixa.
Arthur Golden entrevistou Mineko para escrever Memórias de uma Gueixa, e deixou bem claro a visão negativa que o Ocidente tem delas. No livro de Mineko é como um diário dela, rico em detalhes sobre as vestimentas, ensaios e pressões que as geishas carregam (as partes que mais gosto são as descrições que ela faz dos ozashikis...). Ela deixa claro que como em toda profissão tem os bons e os ruins.
O livro de Mineko está disponivel no Brasil pela editora JBC.
Ainda n tive o prazer de ler nem um nem outro, mas conesso ter ficado com água na boca pra ler este (minha vida como Gueixa). Lindo Blog amia , parabéns!
ResponderExcluirDesculpe os erros, to sem mouse e sou meio ruim de escrever de noite ! boa noite !
ResponderExcluir