quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sumi, mas voltei!!!!

Olá!

Depois de um loooooongo periodo sem postar nada, voltei!

Aproveito para agradecer as mensagens que muitos seguidores postaram e desculpas por não responder aqueles que pediram diagrama de uma ou outra bonequinha. Muitas não tem diagrama, são criações que faço por hobby ou por desafio (pouquíssimas por encomenda), faço muitos testes para ajustar a proporção das peças, mas não diagramo nada. Por isso não tenho como disponibilizar diagramas.

Hoje não trabalho mais com origami como profissão, mas por hobby. As vezes uso alguma coisa no meu trabalho, como ferramenta didática.

Mas ainda amo fazer as bonequinhas e tenho muitas que preciso finalizar.



Estas são alguma que já foram finalizadas. São bonequinhas onde usei a técnica de kirigami nas saias. Me inspirei nas saias das baianas e rainhas das escolas de samba do Carnaval.

E hoje é um dia especial, chegou meu livro "Santo de Casa" dobrando com devoção, da Vera Young, Emilson Nunes e Marcio Jorge Galvão. Já tinha aprendido a dobrar com a Vera, o São Francisco e agora vou aprender a dobrar outros. Mais bonequinhos para minha coleção, ehhhhhhhh!


http://www.coisasdepapel.com.br/2014/07/livro-santo-de-casa-dobrando-com-devocao-lancamento/




segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Olá!

Faz tempo que não apareço ou posto algo, né?

Ainda não me acostumei com meu trabalho ( se é que algum dia eu me acostumo com aquilo ....)

Vou aproveitar e postar algumas fotos das bonequinhas negras que tenho desenvolvido. Usei algumas em novembro para o Dia da Consciência Negra
Estas bonequinhas fiz depois de participar do curso de formação no Museu Afro Brasil (localizado no Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10). Lá aprendi muitas coisas sobre a cultura africana e afro brasileira. É um lugar muito interessante.
Usei como referências costumes das tribos  Massai e Zulu. Também usei como referências as fotos da exposição do fotografo Hans Silvester sobre o Vale do Rio Omo, a pintura facial feita pelos jovens me fascinou, tanto os desenhos e o contraste com a pele negra ficam lindos!!!!!




E esta são da minha linha "reciclagem", tirando a carinha e as partes em preto, os papéis utilizados são embalagens de papelão e de bombom. Para usar o papelão, eu "descasco" ele em folhinhas mais finas e ficam ótimas para imitar pele e couro. Para ficar mais "natural" eu rasgo o papel, igual na técnica de chigiri-ê.






Beijos e um feliz 2014 para todos!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consciência Negra

Olá!

Como o tempo passa, né?

Logo já é natal, e amanhã é dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.
Como lá onde trabalho, tem alguns projetos em andamento com temas similares e eu estava fazendo estudos para estas bonequinhas, vou aproveitar a data para postar as fotos.


Tentei fazer o Ministro Joaquim Barbosa ....  ficou + ou -, né?


Aqui criei algumas estampas para as bonequinhas africanas, usei o estilo Mudcloth como inspiração.



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

+ bonequinhas

Olá!!!!!

Nossa, há quanto tempo que eu não escrevo, né?

Bom, no final do ano passado eu comecei a trabalhar como educadora social e até me acostumar com o ritmo do trabalho, precisei deixar os origamis de lado....

Mas como meus dedos ficam implorando para dobrar algo, comecei a dobrar algumas coisinhas.
Como sempre aqui estão algumas criações:


 Estas são as mesmas que ensinei na oficina da ESPM, mas fiz algumas estampas no papel das saias.(Ah! No trimestre passado participei de uma oficina de Design de estamparia muito legal com a Gaby Braun);


Nestas eu mudei as saia, deixei elas mais "cheias", assisti os anime Dantalia e Gosick e as personagens usam roupas neste estilo (+ou-);



Estas fiz depois de assistir o anime Peace Maker Kurogane.

E agora meu novo anime preferido é o Maid-sama de Hiro Fujiwara, fiz estas bonequinhas baseada no uniforme de maid da Misaki, mas ainda preciso acertar as proporções...

E tem estas bonequinhas, foi um estudo para fazer uma mãe amamentando ..... mas eu acabei desistindo, é muuuuuuuuuito complicado fazer ela de perfil ou com o colo despido.
Mas como teve uma certa cobrança de algumas seguidoras resolvi colocar estas mesmo,....... não sei ainda preciso resolver alguns detalhes, não?

Agora estou tentando fazer mais bonequinhas com as saias "cheias", mas usando kirigami para criar detalhes no vestido, mas isto só no próximo post (que só Deus sabe quando coloco....).

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

+ Abetes

Olá!

Natal está chegando e eu amei dobrar o Abete 3 do Francesco Guarnieri.

Fiz um vários e com diversos tipo de papéis.



O primeiro da esq. foi com sulfite.

O maior foi com  papel Clear Plus da VSP. Ele é igual ao vegetal,mas escolhi um de gramatura alta (230g/m²). Pensei que assim o Abete ficaria mais resistente (e realmente ficou!) mas não achei que seria tãããão duro para dobra-lo. Ai fiz o menorzinho com papel Vegetal Schorellersshammer (110g/m²). Neste caso o problema foi o tamanho que eu escolhi, foi  complicado dobrar a última parte.

E o da dir. foi com o papel Crystal Parys (80g/m²) da Diamond Paper. É o papel vegetal com estampa dourada.

Agora falando sério, dobrar vegetal é muuuuuuito chato. As dobras ficam BEM marcadas, se vincar demais o papel quebra e fazer dobra reversa nem pensar. Mas fotografar origamis em vegetal fica muito legal.
Nas fotos usei uma base de luz, daquela que fica girando com um cristal em cima.


E aqui está o presépio que dobrei no domingo.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Exposição e encontro do grupo Orisampa

Olá!

O grupo Orisampa montou uma exposição de origami na Biblioteca Monteiro Lobato.
Mais informações no folder abaixo:



São trabalhos de origami confeccionados pelos membros do grupo Orisampa. Há também peças de Aldo Marcell, Nicolas Gajardo e Eva Duarte (são peças que estavam no SESC Pinheiros)
A exposição vai de Novembro até Dezembro de 2011.

E no domingo teve o encontro do grupo. A Ariane ensinou a dobrar o presépio do Carlos Cesar Marcantonio. Fiz o meu com papel vegetal.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bonequinhas

Olá!

Este vestidinho da ESPM realmente é versatil! Com consegui criar mais algumas novas versões:


Minha aluna Rosana deu a idéia de usa-lo para traje portugueses, adicionei desenho bem coloridos na saia e o lenço na cabeça das bonequinhas.

Já outra aluna, a Bia, me ajudou com estas bailarinas (na verdade ela ficava fazendo as poses enquanto eu dobrava). Usei o corset e peças de mandala para saia.

E finalmente alguns estudos para os cartões de Natal. Minha aluna Aline me ajudou com a bonequinha de Maria com o menino Jesus (amarelo deixa mais alegre, mas ainda acho que deveria ser azul...), e a irmã dela a Amanda me ajudou com o Papai Noel.