terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Olá!

No post de ontem escrevi que estava dobrando kusudamas e não coloquei foto de nenhum.
Na verdade, só terminei de monta-los hoje.

São Kusudamas Caramel com chapinha (como preciso ficar carregando elas pra lá e pra cá eu não enrolo as pontinha...). Ah! O diagrama é da Maria Sinaiskaya.

Usei papéis tingidos com corante alimentício. Para o mini kusudama, cortei um quadrado de 7,5 em 32 retângulos, ou meio quadrados. Uma moeda de 1 real serve de base, né?
O ursinho das fotos é da minha irmã, o nome dele é Duffy, o ursinho do Mickey.





E no Natal de 2014, dobrei diversos kusudamas com os adolescentes onde trabalho e fizemos cordões para decorar os corredores.

Dobramos Kusudamas Caramel (com chapinha), Brocade e Igel. Eles dobravam as peça e eu montava os kusudamas.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Olá!

Neste carnaval fiquei dobrando alguns kusudamas e santos.

Aliás, minha mania de miniatura voltou!!!!

Primeiro dobrei os santos com quadrados de 3,75cm no lugar de 15cm.

Depois diminui mais um pouquinho, cortando os quadrados de 3,75cm em 4 partes. Ainda fiz mais uma redução cortando o quadrado de 3,75 cm em 16 partes... mas ai ficou complicado para dobrar os detalhes.

Aqui estão os "santinhos" dobrados:









sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Olá!

Como falei no post anterior, recebi meu livro "Santo de Casa" dobrando com devoção... Nesta  semana fiquei dobrando alguns santo e santas. Aproveitei e usei os papéis que tenho tingindo. Uso vários tipos de corantes, mas ultimamente tenho usado mais os corantes para tecido, as cores ficam mais intensas e manchadas dando um efeito muito interessante.
A cor marrom combinou muito bem com os habitos dos monges...

Eis aqui os meus santos e santas:













Ah, mais informações sobre o livro, clique no link abaixo:

http://www.coisasdepapel.com.br/2014/07/livro-santo-de-casa-dobrando-com-devocao-lancamento/

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sumi, mas voltei!!!!

Olá!

Depois de um loooooongo periodo sem postar nada, voltei!

Aproveito para agradecer as mensagens que muitos seguidores postaram e desculpas por não responder aqueles que pediram diagrama de uma ou outra bonequinha. Muitas não tem diagrama, são criações que faço por hobby ou por desafio (pouquíssimas por encomenda), faço muitos testes para ajustar a proporção das peças, mas não diagramo nada. Por isso não tenho como disponibilizar diagramas.

Hoje não trabalho mais com origami como profissão, mas por hobby. As vezes uso alguma coisa no meu trabalho, como ferramenta didática.

Mas ainda amo fazer as bonequinhas e tenho muitas que preciso finalizar.



Estas são alguma que já foram finalizadas. São bonequinhas onde usei a técnica de kirigami nas saias. Me inspirei nas saias das baianas e rainhas das escolas de samba do Carnaval.

E hoje é um dia especial, chegou meu livro "Santo de Casa" dobrando com devoção, da Vera Young, Emilson Nunes e Marcio Jorge Galvão. Já tinha aprendido a dobrar com a Vera, o São Francisco e agora vou aprender a dobrar outros. Mais bonequinhos para minha coleção, ehhhhhhhh!


http://www.coisasdepapel.com.br/2014/07/livro-santo-de-casa-dobrando-com-devocao-lancamento/




segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Olá!

Faz tempo que não apareço ou posto algo, né?

Ainda não me acostumei com meu trabalho ( se é que algum dia eu me acostumo com aquilo ....)

Vou aproveitar e postar algumas fotos das bonequinhas negras que tenho desenvolvido. Usei algumas em novembro para o Dia da Consciência Negra
Estas bonequinhas fiz depois de participar do curso de formação no Museu Afro Brasil (localizado no Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10). Lá aprendi muitas coisas sobre a cultura africana e afro brasileira. É um lugar muito interessante.
Usei como referências costumes das tribos  Massai e Zulu. Também usei como referências as fotos da exposição do fotografo Hans Silvester sobre o Vale do Rio Omo, a pintura facial feita pelos jovens me fascinou, tanto os desenhos e o contraste com a pele negra ficam lindos!!!!!




E esta são da minha linha "reciclagem", tirando a carinha e as partes em preto, os papéis utilizados são embalagens de papelão e de bombom. Para usar o papelão, eu "descasco" ele em folhinhas mais finas e ficam ótimas para imitar pele e couro. Para ficar mais "natural" eu rasgo o papel, igual na técnica de chigiri-ê.






Beijos e um feliz 2014 para todos!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consciência Negra

Olá!

Como o tempo passa, né?

Logo já é natal, e amanhã é dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.
Como lá onde trabalho, tem alguns projetos em andamento com temas similares e eu estava fazendo estudos para estas bonequinhas, vou aproveitar a data para postar as fotos.


Tentei fazer o Ministro Joaquim Barbosa ....  ficou + ou -, né?


Aqui criei algumas estampas para as bonequinhas africanas, usei o estilo Mudcloth como inspiração.



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

+ bonequinhas

Olá!!!!!

Nossa, há quanto tempo que eu não escrevo, né?

Bom, no final do ano passado eu comecei a trabalhar como educadora social e até me acostumar com o ritmo do trabalho, precisei deixar os origamis de lado....

Mas como meus dedos ficam implorando para dobrar algo, comecei a dobrar algumas coisinhas.
Como sempre aqui estão algumas criações:


 Estas são as mesmas que ensinei na oficina da ESPM, mas fiz algumas estampas no papel das saias.(Ah! No trimestre passado participei de uma oficina de Design de estamparia muito legal com a Gaby Braun);


Nestas eu mudei as saia, deixei elas mais "cheias", assisti os anime Dantalia e Gosick e as personagens usam roupas neste estilo (+ou-);



Estas fiz depois de assistir o anime Peace Maker Kurogane.

E agora meu novo anime preferido é o Maid-sama de Hiro Fujiwara, fiz estas bonequinhas baseada no uniforme de maid da Misaki, mas ainda preciso acertar as proporções...

E tem estas bonequinhas, foi um estudo para fazer uma mãe amamentando ..... mas eu acabei desistindo, é muuuuuuuuuito complicado fazer ela de perfil ou com o colo despido.
Mas como teve uma certa cobrança de algumas seguidoras resolvi colocar estas mesmo,....... não sei ainda preciso resolver alguns detalhes, não?

Agora estou tentando fazer mais bonequinhas com as saias "cheias", mas usando kirigami para criar detalhes no vestido, mas isto só no próximo post (que só Deus sabe quando coloco....).