segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Encontro do Orisampa de novembro

Olá!

Ontem teve encontro do grupo Orisampa.
Ficou lotado !!!!! (acho que eram 28 pessoas dobrando).

A aula foi de orinuno ( ori=dobrar e nuno=pano ou tecido) e as professoras foram a Diana e a Cláudia.
Foi muito divertido (ainda mais com a Selma do meu lado, chorei de rir com ela ....).

A Vânia trouxe papéis da Diamond Papers, que agora está fazendo os papéis com gramatura 90, própria para origami. São papéis muito bonitos, com um brilho perolado, uma grande variedade de cores e com um corte preciso (é quadrado mesmo !!!! só o cheiro de tinta é que eu acho forte...).

Depois do lanchinho eu fiquei ensinando uma caixinha. Eu aprendi em um livro chamado Brincando com Origami ! (Origami de Asobou!) de Kazuo Kobayashi. Mas o Hideo disse que na verdade a caixinha é de outro origamista, só que eu esqueci o nome dele ..... depois (de perguntar ao Hideo de novo) eu coloco aqui......

Falando em Hideo, ele realmente é um grande professor. Ele gosta muito de caixinhas e de matemática. Ele me ensinou uma estrela enquanto dirigia. Consegui dobra-la no caminho até São Bernardo ....
A estrela é de Nick Robinson (qua dobra as peças a partir de um quadrado) e Tomoko Fuse (qua dobra as peças a partir do A4). Parece que a versão do Nick Robison fica mais travada, mas como não eu aprendi esta parte vou usar a cola mesmo.

A sala do encontro ficou cheia!!!!!

Selma fazendo as dobras ao contrário de novo !!!!!!

Gostei da estampa de coraçãozinhos ......

Papéis da Diamond Papers.

A estrela que o Hideo ensinou, é bonita e simples! Na grande as peças ficaram um pouco soltas, mas na pequena usei cola mesmo!!!!

3 comentários:

  1. Ola Sayuri, agradeço a utlização dos Papeis Diamond Papers, gostaria de esclarecer.
    O aroma caracteristico de tinta que vc sente nos papeis é proveniente da fabricaçao recente dos mesmos, pois, como é um lançamento para voces origamistas eles chegaram até vcs em tempo recorde,não ficaram sequer um dia em repouso, saiu direto do forno para vcs, portanto, é "cheiro de novo" este odor desaparece com a ventilação dos mesmos dentro de alguns dias.
    Este "aroma" de tinta é usual em impressoes recentes tais como "dinheiro novo" ou "revistas" que ficam envolvidas no sacos plasticos.Deve-se particularmnente a um aditivo natural que torna os papeis mais flexiveis e proprios para não trincarem ao serem vincados, pois, a camada de cobertura é deveras alta.Os papeis ainda estão fresquinhos, vc lembra do Biscoito Tostines, é fresquinho porque vende muito ou vende muito porque é fresquinho??
    Conto com sua compreensão e entendimento.
    Fernando Viana
    Diretor Comercial Diamond Papers

    ResponderExcluir
  2. sayuri, seu trabalho é lindo demais!!! Somos apaixonandos por origamis aqui em casa. Meu marido é de origem japonesa e tenho uma linda mesticinha chamada Aila Ayumi. Venho sempre apreciar seu trabalho!!

    Beijos!!! Bela Murakami.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom dia!!
    parabéns pelos lindos trabalhos!!
    Pena que não posso participar de grupos de Origami!
    Tudo que faço é apenas para mim e para presentear alguns amigos!
    Gostaria de fazer a caixinha que você mencionou (vi as fotos no blog da Vania Passos) Tlvez seja de Kazuo Kobayashi.
    Alguém poderia fornecer o PAP ou diagrama?
    Para mim fica um pouco dificil comprar livros!
    Beijos com admiração!
    cidamicheline@yahoo.com.br

    ResponderExcluir