quarta-feira, 28 de julho de 2010

Exposição CARNAVAL EM ORIGAMI

Olá!

Hoje eu fui ver a exposição Carnaval em Origami (também queria participar da oficina,mas as vagas já estavam encerradas).
Organizada pelo GEO (Grupo de Estudo de Origami) sob coordenação de Mari Kanegae, trata-se um desfile de escola de samba totalmente produzido com papéis dobrados, sendo originalmente apresentado nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Com o tema "Brasil", o desfile é dividido em regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, cada uma representada por alas (por exemplo, ala dos gaúchos, das baianas, etc.).
O projeto teve início há mais de dez anos, sendo que nos últimos anos que antecederam a mostra, os integrantes e colaboradores - cerca de 27, trabalharam todos os dias, utilizando recursos próprios para a concretização do trabalho.

Exposição "CARNAVAL EM ORIGAMI"
De 27 de julho a 10 de agosto de 2010
Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av.Paulista,37 - 1º andar (próx. ao metrô Brigadeiro)
Segunda a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 10h30 às 13h30 e 14h30 às 18h30
Fecha aos domingos
Entrada gratuita


Perfil
Profa. Mari Kanegae
Nascida em Londrina (PR), graduou-se na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.
Em 1984, foi para o Japão onde aprimorou os seus conhecimentos em relação ao Origami, com o mestre Toyoaki Kawai e conheceu outras técnicas que utilizam o papel como suporte: Kirie, Chiguirie e Paper Kraft, além de conhecer as regiões onde se confeccionam Washi (papel artesanal japonês).
Recebeu orientações dos mestres Toyoaki Kawai, Kunihiko Kasahara e Akira Yoshizawa, no Japão, em 1991 e 1996.

Participou de convenções/festivais nos EUA (Convenção da Origami USA, em NY, em 1997; Southern Origami Festival, na Carolina do Norte, em 1998 e 2000) e nos Japão (Simpósio de Origami da NOA - Nippon Origami Association e Simpósio da JOAS (Origami Tanteidan), ambos em 2000).
Em 2002, voltou ao Japão como estagiária da JICA, onde participou de aulas com os mestres Akira Yoshizawa, Saburo Kase, Toyoaki Kawai, Isamu Asahi, com os historiadores Satoshi Takagi e Masao Okamura, entre outros.
Co-autora dos livros "Brincando com Papel" junto com Alice Haga e publicado pela Editora Global, "Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel" com Paulo Imamura e organizadora do livro "A Arte dos Mestres de Origami", ambos publicados pela Aliança Cultural Brasil Japão.

Grupo de Estudos de Origami (GEO)
Criado em julho/92 em São Paulo, tem como objetivo pesquisar e divulgar a arte do Origami dentro de padrões criteriosos a fim de não ferir a filosofia desta arte e os ideais do grupo. Tem coordenação de Mari Kanegae.

Em comemoração aos Cem anos de Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão, o GEO iniciou, em 1994, o projeto para a exposição "A Imigração Japonesa no Brasil" que conta um pouco da história dos imigrantes e algumas de suas influências na sociedade brasileira, utilizando-se dos recursos inesgotáveis do Origami.

O trabalho foi exposto pela primeira vez no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 1996, percorrendo várias cidades do Brasil, quando finalmente foi para o Japão em 2001, onde foi exposto em Hamamatsu e na Embaixada Brasileira em Tokyo, sendo doado posteriormente para o Japanese Overseas Migration Museum em Yokohama. O grupo também montou a exposição chamada "5 séculos de História do Brasil".

Fonte: site da Fundação Japão

E eis algumas fotos:

Comissão de Frente e carro Abre Alas Unidos do GEO

Casa Mestre Sala e Porta Bandeira

Região Norte: Ala dos Índios

Ala Boi Bumbá

Floresta Amazônica

Região Nordeste: Ala do Frevo

Ala do Cangaceiro

Casa Mestre Sala e Porta Bandeira

Praia do Nordeste

Região Centro-Oeste: Arara e Tucano

Casa Mestre Sala e Porta Bandeira

Ala Jacaré

Ala Vaquejada

Brasília

Ala das Baianas

Região Sudeste: Ala Minas Gerais - Ouro Preto

Rio de Janeiro

Ala Bateria

Ala São Paulo

São Paulo

Ala dos Alemães

Região Sul: Ala Gaúchos

Ala Velha Guarda

Ala Garis

3 comentários: