Olá!
Hoje vou escrever sobre o tsuru:
O tsuru é uma sagrada ave japonesa e segundo as lendas vive 1000 anos. Se uma pessoa dobrar 1000 tsuru terá seu desejo realizado. Mas não apenas dobrar 1000 tsurus, a pessoa deve depositar em cada tsuru toda a fé e esperança na ralização desse desejo.
A imagem do tsuru simboliza saúde, fortuna e longevidade. No Japão é também associada a fertilidade e por isso é muito comum ver kimonos matrimoniais estampados com lindos tsurus.
Muito confundido com a cegonha, o tsuru é uma bela ave de regiões frias. Sua plumagem é branca, preta (pescoço, patas e parte da cauda e asas) e vermelha (parte da cabeça). Infelizmente ela, como muitos animais, também está em risco de extinção.
Uma curiosidade, o origami do tsuru tem 2 pontas voltadas para cima, uma fica para a cabeça e a outra na verdade são as patas. O tsuru tem uma cauda curta e durante seu vôo as patas ficam na horizontal ou ligeiramente levantadas. Quem criou o tsuru só exagerou um pouquinho na hora de dobrar as patas, né?
Eis algumas imagens do tsuru (acho ele tão kawai .....)
quinta-feira, 29 de julho de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Exposição CARNAVAL EM ORIGAMI
Olá!
Hoje eu fui ver a exposição Carnaval em Origami (também queria participar da oficina,mas as vagas já estavam encerradas).
Organizada pelo GEO (Grupo de Estudo de Origami) sob coordenação de Mari Kanegae, trata-se um desfile de escola de samba totalmente produzido com papéis dobrados, sendo originalmente apresentado nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Com o tema "Brasil", o desfile é dividido em regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, cada uma representada por alas (por exemplo, ala dos gaúchos, das baianas, etc.).
O projeto teve início há mais de dez anos, sendo que nos últimos anos que antecederam a mostra, os integrantes e colaboradores - cerca de 27, trabalharam todos os dias, utilizando recursos próprios para a concretização do trabalho.
Exposição "CARNAVAL EM ORIGAMI"
De 27 de julho a 10 de agosto de 2010
Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av.Paulista,37 - 1º andar (próx. ao metrô Brigadeiro)
Segunda a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 10h30 às 13h30 e 14h30 às 18h30
Fecha aos domingos
Entrada gratuita
Perfil
Profa. Mari Kanegae
Nascida em Londrina (PR), graduou-se na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.
Em 1984, foi para o Japão onde aprimorou os seus conhecimentos em relação ao Origami, com o mestre Toyoaki Kawai e conheceu outras técnicas que utilizam o papel como suporte: Kirie, Chiguirie e Paper Kraft, além de conhecer as regiões onde se confeccionam Washi (papel artesanal japonês).
Recebeu orientações dos mestres Toyoaki Kawai, Kunihiko Kasahara e Akira Yoshizawa, no Japão, em 1991 e 1996.
Participou de convenções/festivais nos EUA (Convenção da Origami USA, em NY, em 1997; Southern Origami Festival, na Carolina do Norte, em 1998 e 2000) e nos Japão (Simpósio de Origami da NOA - Nippon Origami Association e Simpósio da JOAS (Origami Tanteidan), ambos em 2000).
Em 2002, voltou ao Japão como estagiária da JICA, onde participou de aulas com os mestres Akira Yoshizawa, Saburo Kase, Toyoaki Kawai, Isamu Asahi, com os historiadores Satoshi Takagi e Masao Okamura, entre outros.
Co-autora dos livros "Brincando com Papel" junto com Alice Haga e publicado pela Editora Global, "Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel" com Paulo Imamura e organizadora do livro "A Arte dos Mestres de Origami", ambos publicados pela Aliança Cultural Brasil Japão.
Grupo de Estudos de Origami (GEO)
Criado em julho/92 em São Paulo, tem como objetivo pesquisar e divulgar a arte do Origami dentro de padrões criteriosos a fim de não ferir a filosofia desta arte e os ideais do grupo. Tem coordenação de Mari Kanegae.
Em comemoração aos Cem anos de Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão, o GEO iniciou, em 1994, o projeto para a exposição "A Imigração Japonesa no Brasil" que conta um pouco da história dos imigrantes e algumas de suas influências na sociedade brasileira, utilizando-se dos recursos inesgotáveis do Origami.
O trabalho foi exposto pela primeira vez no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 1996, percorrendo várias cidades do Brasil, quando finalmente foi para o Japão em 2001, onde foi exposto em Hamamatsu e na Embaixada Brasileira em Tokyo, sendo doado posteriormente para o Japanese Overseas Migration Museum em Yokohama. O grupo também montou a exposição chamada "5 séculos de História do Brasil".
Fonte: site da Fundação Japão
E eis algumas fotos:
Hoje eu fui ver a exposição Carnaval em Origami (também queria participar da oficina,mas as vagas já estavam encerradas).
Organizada pelo GEO (Grupo de Estudo de Origami) sob coordenação de Mari Kanegae, trata-se um desfile de escola de samba totalmente produzido com papéis dobrados, sendo originalmente apresentado nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Com o tema "Brasil", o desfile é dividido em regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, cada uma representada por alas (por exemplo, ala dos gaúchos, das baianas, etc.).
O projeto teve início há mais de dez anos, sendo que nos últimos anos que antecederam a mostra, os integrantes e colaboradores - cerca de 27, trabalharam todos os dias, utilizando recursos próprios para a concretização do trabalho.
Exposição "CARNAVAL EM ORIGAMI"
De 27 de julho a 10 de agosto de 2010
Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av.Paulista,37 - 1º andar (próx. ao metrô Brigadeiro)
Segunda a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 10h30 às 13h30 e 14h30 às 18h30
Fecha aos domingos
Entrada gratuita
Perfil
Profa. Mari Kanegae
Nascida em Londrina (PR), graduou-se na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.
Em 1984, foi para o Japão onde aprimorou os seus conhecimentos em relação ao Origami, com o mestre Toyoaki Kawai e conheceu outras técnicas que utilizam o papel como suporte: Kirie, Chiguirie e Paper Kraft, além de conhecer as regiões onde se confeccionam Washi (papel artesanal japonês).
Recebeu orientações dos mestres Toyoaki Kawai, Kunihiko Kasahara e Akira Yoshizawa, no Japão, em 1991 e 1996.
Participou de convenções/festivais nos EUA (Convenção da Origami USA, em NY, em 1997; Southern Origami Festival, na Carolina do Norte, em 1998 e 2000) e nos Japão (Simpósio de Origami da NOA - Nippon Origami Association e Simpósio da JOAS (Origami Tanteidan), ambos em 2000).
Em 2002, voltou ao Japão como estagiária da JICA, onde participou de aulas com os mestres Akira Yoshizawa, Saburo Kase, Toyoaki Kawai, Isamu Asahi, com os historiadores Satoshi Takagi e Masao Okamura, entre outros.
Co-autora dos livros "Brincando com Papel" junto com Alice Haga e publicado pela Editora Global, "Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel" com Paulo Imamura e organizadora do livro "A Arte dos Mestres de Origami", ambos publicados pela Aliança Cultural Brasil Japão.
Grupo de Estudos de Origami (GEO)
Criado em julho/92 em São Paulo, tem como objetivo pesquisar e divulgar a arte do Origami dentro de padrões criteriosos a fim de não ferir a filosofia desta arte e os ideais do grupo. Tem coordenação de Mari Kanegae.
Em comemoração aos Cem anos de Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão, o GEO iniciou, em 1994, o projeto para a exposição "A Imigração Japonesa no Brasil" que conta um pouco da história dos imigrantes e algumas de suas influências na sociedade brasileira, utilizando-se dos recursos inesgotáveis do Origami.
O trabalho foi exposto pela primeira vez no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 1996, percorrendo várias cidades do Brasil, quando finalmente foi para o Japão em 2001, onde foi exposto em Hamamatsu e na Embaixada Brasileira em Tokyo, sendo doado posteriormente para o Japanese Overseas Migration Museum em Yokohama. O grupo também montou a exposição chamada "5 séculos de História do Brasil".
Fonte: site da Fundação Japão
E eis algumas fotos:
terça-feira, 27 de julho de 2010
E agora é a vez do Abyo!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
1º Facencontro de Origamista no CCSP
Olá!
Ontem tivemos o 1º Facencontro de DOCAS (dobradores compulsivos) no Centro Cultural de São Paulo.
A Cau de Manaus ensinou o módulo do kusudama Açai (ainda preciso terminar o meu ...) e uma carteira, a Isabela de Araraquara ensinou a dobrar a Hidrangea de Fujimoto, a Vânia ensinou a flor de côco (Dogwood Flower de Makoto Yamaguchi), a Ariane e o Tico ensinaram a dobrar um porta moeda, e ainda conheci a Yuri de BH, e a Mabel e sua filha de Buenos Aires.
Foi um encontro muito divertido.
Depois do Facencontro fui na Liberdade dar uma olhadinha no 32º Tanabata Matsuri. Tava cheio de gente lá!
Aproveitei e fui na pastelaria Yoka e comi o pastel japonês, o recheio é de tofu com cebolinha e pedaços de shitake e kamaboko. É gostoso e diferente, é a primeira vez que como um pastel com shoyu ao invés de molho.
Ontem tivemos o 1º Facencontro de DOCAS (dobradores compulsivos) no Centro Cultural de São Paulo.
A Cau de Manaus ensinou o módulo do kusudama Açai (ainda preciso terminar o meu ...) e uma carteira, a Isabela de Araraquara ensinou a dobrar a Hidrangea de Fujimoto, a Vânia ensinou a flor de côco (Dogwood Flower de Makoto Yamaguchi), a Ariane e o Tico ensinaram a dobrar um porta moeda, e ainda conheci a Yuri de BH, e a Mabel e sua filha de Buenos Aires.
Foi um encontro muito divertido.
Depois do Facencontro fui na Liberdade dar uma olhadinha no 32º Tanabata Matsuri. Tava cheio de gente lá!
Aproveitei e fui na pastelaria Yoka e comi o pastel japonês, o recheio é de tofu com cebolinha e pedaços de shitake e kamaboko. É gostoso e diferente, é a primeira vez que como um pastel com shoyu ao invés de molho.
sábado, 24 de julho de 2010
Lembrancinha de casamento
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Recados e Flor de tsuru
Olá!
Muitas pessoas me perguntam se dou aulas de origami e a resposta é sim.
Posso ensinar coisas básicas, alguns kusudamas, caixas e as bonequinhas japonesas. Para mais informações mandem um e-mail para: esk.komoto.tezuka@gmail.com
Outro recadinho: no sábado dia 31 de julho, vamos ter o 19º Orkontro de Origamistas de São Paulo no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, metrô Vergueiro) às 10h da manhã nas cadeiras do fundo do centro (entrar no centro e ir até o fundo).
Nesses encontros podem ser trocadas idéias, tirar dúvidas, aprender ou ensinar origamis,.... é livre. Muitos levam seus origamis para mostrar ou trocar com outras pessoas.
Acho que vou levar o Garu e a Ching no orkontro e ver se alguém vai poder me ajudar a diagrama-los....
E finalmente mais fotos:
Muitas pessoas me perguntam se dou aulas de origami e a resposta é sim.
Posso ensinar coisas básicas, alguns kusudamas, caixas e as bonequinhas japonesas. Para mais informações mandem um e-mail para: esk.komoto.tezuka@gmail.com
Outro recadinho: no sábado dia 31 de julho, vamos ter o 19º Orkontro de Origamistas de São Paulo no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, metrô Vergueiro) às 10h da manhã nas cadeiras do fundo do centro (entrar no centro e ir até o fundo).
Nesses encontros podem ser trocadas idéias, tirar dúvidas, aprender ou ensinar origamis,.... é livre. Muitos levam seus origamis para mostrar ou trocar com outras pessoas.
Acho que vou levar o Garu e a Ching no orkontro e ver se alguém vai poder me ajudar a diagrama-los....
E finalmente mais fotos:
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Olá!
Hoje vou deixar imagens de kanji e seus significados:
Aproveitando vou colocar a foto do Garu, da Pucca e da Ching. Ainda não fiz o diagrama do Garu e Ching, mas já adianto que usei tesoura, não consegui fazer os detalhes dos cabelos só com dobras ....
E aqui esta o furador da Toke e Crie que eu uso para cortar as carinhas das origamis ningyôs. É fácil de se achar em São Paulo (em especial na região da 25 de março) e não é tão caro (paguei quase 9 reais nesse modelo).
Hoje vou deixar imagens de kanji e seus significados:
Aproveitando vou colocar a foto do Garu, da Pucca e da Ching. Ainda não fiz o diagrama do Garu e Ching, mas já adianto que usei tesoura, não consegui fazer os detalhes dos cabelos só com dobras ....
E aqui esta o furador da Toke e Crie que eu uso para cortar as carinhas das origamis ningyôs. É fácil de se achar em São Paulo (em especial na região da 25 de março) e não é tão caro (paguei quase 9 reais nesse modelo).
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